8 de maio de 2012

Continuando o Resumo da História do Quinari

Eleições Diretas


Em 1956 o povoado do Quinari é elevado à categoria de Vila por Decreto do então Governador Valério Caldas de Magalhães, que a exemplo de José Guiomard dos Santos, sempre atento para o progresso da localidade, institui o 2º núcleo de colonização pegando parte do Seringal Itucumã, posteriormente desapropriada, instalando aproximadamente 48 famílias, 13 delas de origem japonesa.

De     1956 a 1960, surge na Vila, o 1º núcleo mecanizado destinado ao beneficiamento de arroz, milho, cana-de-açúcar e porque não lembrar, o delicioso fubá de milho, tanto para o consumo interno, como para exportação.

Em 1957 é nomeado o 1º Sub-Prefeito da Vila, Sr, Damião Mota, que por razões administrativas foi demitido e nomeado para ocupar o seu lugar, o Seringalista Armando Pereira. Com a exoneração deste último, assume o cargo Sargento João Rodrigues Ferreira em 1958, acumulando as funções com as de Sub-Delegado de Polícia.
Com a transformação do Território do Acre à categoria de Estado em 1962, abrem-se novos caminhos para a agricultura, surge então o 3º loteamento para 50 famílias, todas associadas da Cooperativa Agrícola dos Lavradores e Criadores de Quinari Ltda, que tinha como seu 1º Presidente, João Rodrigues Ferreira.

Com a constituição de 1963, é finalmente criado o Município de Senador Guiomard, numa deferência especial ao Ilustre Senador José Guiomard dos Santos, em 1º de março do mesmo ano.

Pela Lei nº 588 de 14 de maio de 1976, o município adquire a sua autonomia política e é desmembrado do Município de Rio Branco, no entanto, a sua instalação só ocorreu em 6 de maio de 1977, por Decreto do então Governador do Estado do Acre, Professor Geraldo Gurgel de Mesquita, sendo o seu 1º Prefeito, Sr. Raimundo Januário de Souza Soares, permanecendo no cargo até o dia 16 de julho de 1978, quando foi substituído pelo Dr. José Leite de Paula.

Com a queda da ditadura militar, abrem-se novos horizontes e, conseqüentemente, a volta da democracia brasileira, marcada pelo retorno das eleições diretas.


Raimundo Januário e José Leite de Paula foram nomeados ainda no Regime da Ditadura Militar, implantada no Brasil desde 31 de março de 1964.





Com a queda da Ditadura, surgem os preparativos para as Eleições Diretas para prefeitos, com data marcada para o dia 15 de novembro de 1985. Neste Período preparatório, surge mais um prefeito nomeado para exercer o mandato tampão, cuja escolha recaiu no nome do Sr. Raimundo Guilherme de Amorim, assumindo as funções deixadas pelo ex- Prefeito, José Leite de Paula, em 25 de março de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário