8 de maio de 2012

Continuando o Resumo da História do Quinari


ASPECTOS ECONÔMICOS
(1986)
A história de Senador Guiomard, desde suas origens está intimamente ligada ao extrativismo vegetal, cedendo, paulatinamente, lugar à agropecuária. O Município possui hoje, considerável rebanho de gado de corte destinado ao suprimento do mercado local e à exportação para o vizinho município de Rio Branco. Conta com 2.270 estabelecimentos, gerando emprego para 10.008 trabalhadores. O rebanho bovino alcança hoje aproximadamente 22.424 cabeças, seguida de 15.515 suínos.

Existe no Município um grande rebanho de gado nelore e gir de qualidade aprimorada, constituindo-se numa das maiores riquezas regionais, tendo em vista o clima propicio para o desenvolvimento dessa atividade e a fertilidade do solo de quase toda área municipal, própria para a formação de pastagens. A pecuária leiteira também se destaca como item de relevância no comercio de exportação.

A agricultura é praticada em todo o Município de forma intensiva, sendo cultivados em grande escala, o café, 1º lugar no Estado, amendoim 2º lugar, milho 1º lugar, feijão 2º lugar, além de outras culturas como abacate, banana, caju, coco, abacaxi, cana-de-açúcar, fumo, melancia, tomate etc.; todos com bom destaque no mercado de produção do Estado.
O comércio do Município acha-se em expansão, começam surgir grandes lojas e supermercados que oferecem condições de comercialização regular, graças ao apoio financeiro dos Bancos do Estado do Acre e Brasil S/A, instalados na cidade.


Pecuária leiteira, um destaque na exportação do Município de Senador Guiomard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário