9 de maio de 2012

Homenagem


Hoje é aniversário da pessoa mais importante da minha vida, dona Didi, minha mãe, hj ela completou 77 anos! 

Quero compartilhar a história da minha heroína...

Minha mãe veio morar no Acre, com mais cinco irmãos, meus avós, no final da década de 1930, a família cearense, vindo de Quixeramubim para trabalhar na borracha e por uma esperança de vida melhor, minha vó faleceu no seringal Foz do Juripari n...o hoje município de Feijó, alguns anos depois, tendoili meu avô distribuido os filhos em casa de familiares, minha mãe desde cedo queria mto estudar, naquela época o ensino era raro e a poucos que tinha condições financeiras para bancá-lo, minha mãe morando com uma tia, vendia garrafas e conseguiu pagar 3 meses de estudos, com isto ela aprendeu os conhecimentos básicos da Língua Portuguesa e da Matemática, minha mãe tem uma letra linda para quem estudou tão pouco... Veio para RB, aqui foi empregada doméstica durante alguns anos até conhecer meu pai e com ele ter 4 filhos... Moravam na região do que é hoje chamado de bairro Calafate, ali tinham uma terra e trabalham no cultivo e criação de animais... Minha mãe lutou muito, sofreu mto, mas como mulher aguerrida que é, nunca se deixou abater, sempre de cabeça erguida e com uma força e fortaleza interior que possui conseguiu vencer mtas intempéries da vida, dois casamentos, a perda dos pais, a surdez dos dois ouvidos, as condições mínimas de sobrevivência humana, isto trabalhando numa máquina de costura para me alimentar e alimentar meus irmãos, dando o que era possível ofertar, mtas vezes minha mãe trabalhou mais de 16 h por dia... Qdo olho para esta mulher, heroína de verdade, que me proporcionou em primeira lugar a vida, o sustento, os valores humanos essenciais, não terei como te pagar, agradecer... Sou tudo que sou graças a vc, tenho mto de vc insculpido na minha alma, na minha essência, tenho orgulho de ser seu filho e de vc ser minha mãe, pois sei que Deus escolhe as famílias e suas unidades... Tds os dias oro por nossa família, começando por minha mãe... É sempre esta sequência de meditação, prece e oração: mãe, família, amigos, trabalho... Eu te amo e por mais que aqui usasse tds os vocábulos, expressões, linguagens não consegueria ainda dizer o qto vc representa para mim e para minha vida em tds os sentdos! Vc é meu tudo! Feliz aniversário, Deus te abençõe por hj e por cada momento da tua vida ao lado dos que te amam e de tds q te consideram e estimam! Bjs. Feliz dia 9 de maio!
Francisco Neto
Obs. Didi também faz parte da história do Quinari, costureira de mão cheia e grande guerreira na luta pela sobrevivência de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário