8 de maio de 2012

QUINARÍ: “INICIAÇÃO À FORMAÇÃO HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE SENADOR GUIOMARD”.

Apresento o autor do Resumo da História do Quinari

Alberto Brilhante de Oliveira

Alberto Brilhante de Oliveira, competente, honesto, mantém a honradez como sua principal característica. Para algumas pessoas a honra parece ser algo tão valioso, que só é comparável com a própria vida. E em alguns casos mais ainda: perde-se a vida, mas não a honra. Assim é Alberto Brilhante de Oliveira. Para ele é preferível a perder a honra. Servidor público exemplar sempre desenvolveu com galhardia os cargos que desempenhou.

Alberto Brilhante, pedagogo formado pela Universidade Federal do Acre-UFAC no ano de 1978, é um dos pioneiros da educação de Senador Guiomard. Em 1972, iniciou a sua carreira no Magistério como professor recibado no Ginásio      Georgete Eluan Kalume - GGEK que funcionava no prédio onde atualmente é a Escola Veiga Cabral. Vinha Rio Branco todos os dias junto com outros colegas, que muitas vezes tinham que pernoitar no Quinarí, pois nessa época o último ônibus era às 17h30 min e não tinha mais como retornar. Não foram poucas as vezes que tiveram de dormir na própria diretoria do colégio ou casa do falecido Professor Edilo Rodrigues ou ainda na casa do seu Francisco Taveira, onde funcionava a única farmácia da cidade. Alberto era um professor polivalente e por questão de necessidade lecionou várias disciplinas, como Matemática, Geografia, Ciência e Português para os alunos que vinham da Zona rural, muitas vezes com duas horas de distância, para que não voltassem sem receberem as aulas em função das ausências dos professores que por motivo das dificuldades de transporte muitas vezes faltavam. Alberto exerceu o cargo de diretor do Ginásio Georgete Eluan Kalume de 1973 a 1977. Em 1983 passou a ministrar aulas para a 1ª turma do Curso de Formação e Habilitação para o Magistério como titular das disciplinas de Estatística, Didática Geral e Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. Também exerceu o cargo de Inspetor de Ensino do município, o que hoje corresponde ao cargo de Coordenador Geral do Núcleo da SEE, na gestão do ex-Governador Nabor Junior, cujo Secretário de Educação era nada mais nada menos que o ilustre Professor Josué Fernandes.

Em 1978, ano em que concluiu o curso de Pedagogia, Alberto prestou vestibular para o curso de Direito tendo sido aprovado vindo a formar-se no ano de 1983, passando a atuar também como advogado nas áreas cível. Trabalhista e Criminal. Alberto fez questão de frisar que desde quando aqui chegou, em 1972, já veio com a intenção de ficar. Casou com a também Professora Luiza Maria da Silva de Oliveira, filha do Sargento Guilherme e Dona Garrilda e constituiu a sua família de onde vieram os filhos Lusiane, Renata, Saulo e Garrilda Gabriela Silva de Oliveira. Embora tenha recebido vários convites para trabalhar em outros municípios como Tarauacá, Xapurí e Plácido de Castro, ainda no Governo Nabor Junior, ele optou por permanecer em Senador Guiomard e aqui permaneceu.

Alberto terminou seus relatos com as seguintes palavras “Graças a Deus estou muito bem aqui e gosto daqui. Quando eu morrer quero ser enterrado aqui”. Alberto disse ainda que tem orgulho de ter sido professor da primeira turma de Magistério que formou nomes importantes para a educação de Senador Guiomard, como  Adonay de Oliveira Brito, Célia Lima da Silva, Toinho,  Manoel Lima da Silva, Alcy de Oliveira Brito,  Orlando, Adilá (Dila), Ruberval, Egidio e tantos outros.

Alberto Brilhante é um orgulho para os educadores e para sua família por sua postura integra e incorruptível que há décadas vem influenciando positivamente as novas gerações com o seu exemplo de vida. (Jornal opinião, Setembro de 2009-Ano 01-Edição 12)


Um comentário:

  1. TENHO ORGULHO DA PESSOA QUE O SENHOR É VÔ,CONTINUE ASSIM UM HOMEM HONESTO E DE BOM CORAÇÃO.BJS

    ResponderExcluir