13 de maio de 2012

Palavras de Francisco Neto


Não sou professor por acaso, sou professor porque amo minha profissão, apesar de todas as adversidades, lutas, intempéries, dificuldades, temos recompensas maravilhosas que vão ao encontro de nossos corações, como diz o educador Paulo Freire, a sala de aula é um espaço de encontros, de amorosidades, uma amorosidade séria, não conseguimos ser professores, educadores, aqueles que educam a dor, sem o... verdadeiro encontro com seus educandos, alunos, pupilos, este é o diferencial que nos faz ser verdadeiramente o que somos, amo mesmo o que faço e não consigo me ver noutra coisa que não a docência, principalmente pela mediação de conhecimentos, experiências de vida, aprendizagem do olhar e do sentir, ontem a noite numa homenagem por uma turma de Direito da UFAC que formou a 2 anos, eu estava com eles lá no Paço, conversando com uma das minhas maiores amigas que estava ao meu lado eu disse pra ela, Nélida Weber, sou mto grato a Deus por estar ali na coordenação do curso de Direito da UFAC, por compartilhar de situações tão difíceis de vidas de inúmeros alunos de todo Estado do Acre, que sai do interior, vem pra capital longe dos seus, se dedica ao máximo para superar a distância, superar as dificuldades nas casas onde moram, os problemas de saúde, emocionais, tantas coisas coisas, síndromes... Nosso curso é o 11º na Avaliação do Exame de Ordem Nacional, temos mtas vitórias de prêmios internacionais, como o melhor trabalho jurídico apresentado por todos os países de Língua Portuguesa, ganhamos prêmio nos EUAs, o terceiro melhor projeto pedagógico de curso de Direito do Brasil, profs excepcionais do Acre estão na UFAC e estes alunos maravilhosos que fazem a diferença no curso e q só tenho a agradecer a Deus por ver todo este espetáculo real acontecer! Vcs não imaginam o qto meu coração fica triste qdo vejo cada turma se formar e ali mtos daqueles queridos alunos e queridas alunas irem embora na caminhada profissional, fico feliz e fico triste ao mesmo tempo da distância que nos separa, fico mais ainda qdo perco alunos/as excepcionais em tds os sentidos... Este ano perdi duas: Bárbara Lima do Direiro e Lindaura da Educação Física da UFAC... Perdi e não perdi pois acredito na imortalidade da alma, sei que vcs estão vivas e no plano superior de vida eterna! Bjs para vcs! Desculpa pessoal mas sou realmente coração e amo ser assim, é meu jeito de ser e de constituição humana... Deus abençõe a tds/as!

Nenhum comentário:

Postar um comentário