8 de maio de 2012

ADMINISTRAÇÃO JOÃO RODRIGUES FERREIRA, 1986, CONCRETIZAVA-SE O PRRIMEIRO RESUMO DA HISTÓRIA DE UMA PACATA VILA


Após exibir breve biografia do Professor e autor do resumo, Alberto Brilhante, inicia-se a publicação da pesquisa produzida pelo mesmo em 1986, ressaltando ainda que João Rodrigues realizou o pedido ao Professor Alberto Brilhante dizendo: “Sei que você não vai embora deste lugar e que acredita no progresso do nosso Quinarí, portanto meu amigo, confio em você e peço-lhes que inicie este trabalho de pesquisa da nossa terra”, disse João. 

Em 1986 na administração do Prefeito João Rodrigues Ferreira empossado como 1º prefeito eleito pelo povo, desde então solicitou  ao  professor Alberto Brilhante de Oliveira uma pesquisa sobre a vida do município com o objetivo de solucionar dúvidas dos moradores e principalmente dos estudantes.

O trabalho intitulado “INICIAÇÃO À FORMAÇÃO HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE SENADOR GUIOMARD” que não é um tratado sobre a história, inclui um pequeno resumo da vida do município desde os tempos de povoado, até o então mandato de João Rodrigues.
Alberto Brilhante de Oliveira recebeu colaboração fundamental para seu resumo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Reportagem Fotográfica de Severino Agostinho Pontes (Foto Pontes)-In memória - relatos vividos e ouvidos dos senhores João Rodrigues Ferreira, Professora Diva Pereira, Augusto Alves do Nascimento (Jipão), Raimundo Guilherme de Amorim e Cabo Paraíba.

A pesquisa foi entregue ao Prefeito no dia 12 de agosto de 1986 com a seguinte apresentação do autor:
“Prezado estudante: Este trabalho não é uma história do Município de Senador Guiomard, trata-se da iniciação à Formação Histórica do mesmo, buscando pelo seu simples conteúdo, orientar os colegas estudantes nas pesquisas indispensáveis ao estudo dos fatos que originam a nossa cidade. O grande desejo de todo estudante é saber a história de sua terra e, foi pensando nesta necessidade coletiva que resolvemos escrever, ou melhor, resumir informações úteis que pudessem responder algumas perguntas que nos fazem todos os dias. No entanto, ao manusear este trabalho, será fácil reconhecer o número de imperfeições.Muitas perguntas, também continuarão sem respostas. Se isso acontecer, esperamos que você  nos ajude a preencher as lacunas ou a corrigir as falhas. Mande-nos a sua critica, a sua informação, a sua dúvida não esclarecida”. Relatou o professor na apresentação.

Um comentário:

  1. Renata não tinha visto este seu documentário..PARABÈNS ...Meu avô João Rodrigues Ferreira e seu Avô Sargento Guilherme Foram GRandes homens ...saudades daquela epoca..

    ResponderExcluir